Assembleia Municipal aprova prestação de contas de 2022

A Assembleia Municipal de Lamego aprovou esta quarta-feira, dia 19, o Relatório e as Contas de Gerência referentes a 2022, numa sessão descentralizada deste órgão realizada na União de Freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões. A execução orçamental atingiu 31,6 milhões de euros na receita e 29,2 milhões na despesa, apresentando um saldo de gerência de 2.337.696€.
Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, sublinha o bom desempenho, no ano passado, da autarquia na componente orçamental e no desenvolvimento dos projetos e atividades previstas.
"O relatório de atividades e as contas revelam o trabalho profícuo e o esforço dos serviços municipais em responder às expectativas dos Lamecenses. É de salientar a integração de novos equipamentos e serviços na área da Educação, decorrentes da transferência de competências do Estado e da qual se faz um balanço globalmente positivo, e a elaboração de diversos projetos a candidatar ao PRR e ao Portugal 2030 e vários concursos de empreitada, nomeadamente a residência de estudantes do Ensino Superior, cumprindo um anseio antigo do Município e da ESTGL", explica.

O autarca enfatiza ainda o esforço de recuperação e requalificação levado a cabo em vários edifícios e equipamentos municipais que careciam de intervenções urgentes e a conclusão dos concursos de regularização do pessoal dos centros escolares e a natural integração dos funcionários provenientes do Ministério da Educação.
Para o bom desempenho do Município de Lamego também contribuiu a subida do ativo em cerca de 5,6 milhões de euros - para 127 milhões -, e a redução do passivo para 35,6 milhões. O património líquido aumentou cerca de 6,4 milhões de euros para 91,6 milhões de euros. Os rendimentos operacionais subiram 4,25 milhões de euros e a dívida a médio e longo prazo desceu cerca de 5% para 22.725.493,61€. O Município de Lamego apresenta ainda uma margem de endividamento de 7,4 milhões de euros, dos quais pode utilizar 20%, ou seja, 1,5 milhões de euros.
"Seguindo os critérios mais exigentes de equilíbrio e rigor na gestão das contas municipais, continuamos empenhados em lançar novos projetos e melhorar a qualidade do serviço público que prestamos aos Lamecenses", conclui Francisco Lopes.
No âmbito do processo, em curso, de transferência de diversas competências do Governo para os municípios, a Assembleia Municipal de Lamego aprovou ainda, por maioria, a transferência de competências na área da Saúde.